
Nem só de literatura acadêmica deve viver um profissional da Medicina, não é mesmo? Apesar de a capacitação constante ser fundamental, existem livros para médicos que não tratam exatamente de procedimentos, doenças ou estudos específicos.
Ainda que a temática fique em torno da prática clínica, são histórias e experiências interessantes que vale a pena conhecer. Além do mais, para quem pensa em seguir essa carreira, ler é sempre uma boa fonte de inspiração e conhecimento.
Então, não perca essa oportunidade e confira a seguir as nossas sugestões de livros. Aproveite para ver se você já ouviu falar ou leu alguns dos títulos abaixo.
1. “Por Um Fio”
O livro do famoso médico brasileiro, Dr. Drauzio Varella, relata algumas de suas experiências na Oncologia Clínica. Seu cuidado em contar as histórias acumuladas nos seus 30 anos na área torna o livro muito leve, mas ao mesmo tempo emocionante.
Questões como a proximidade da morte, o convívio diário com a dor e o contato com os familiares estão entre as mais significativas. Uma curiosidade que Drauzio conta é que na época que ele adquiriu sua especialidade, o câncer ainda não era tão conhecido e era chamado de “aquela doença”.
2. “O Físico”
Grande sucesso nas livrarias e nos cinemas, a história contada pelo americano Noah Gordon já chamou a atenção de muita gente. “O Físico” é o primeiro livro de uma trilogia que ainda conta com “Xamã” e “A escolha da Dra. Cole”.
Trata-se da epopeia vivida por um aprendiz de médico na Idade Média — Rob J. Cole — que decide lutar contra os obstáculos para estudar Medicina durante uma época difícil, em que a Igreja não permitia a dissecação de humanos para estudo, por exemplo.
Então, ele resolve ir até a Pérsia, no mundo árabe, para tentar realizar o seu sonho e toda essa trajetória é cheia de passagens interessantes.
3. “Sob Pressão”
Em uma narrativa crua e escancarada, o cirurgião torácico Márcio Maranhão expõe as mazelas do sistema de saúde pública no Brasil. Depois de trabalhar 15 anos em hospitais do estado do Rio de Janeiro, ele se deparou com uma diversidade de fatos desanimadores.
Esse é o tema do seu depoimento para a jornalista Karla Maranhão, que explica os motivos pelos quais o seu idealismo pela profissão foi escorrendo pelos dedos. É uma boa indicação para quem deseja conhecer um pouco mais de perto a realidade da saúde brasileira.
4. “The Great Influenza”
Se você tem interesse em História, este pode ser um bom passatempo para as suas horas vagas. A obra de John M. Barry traz como ponto central a gripe espanhola, uma das epidemias mais graves que atingiram a humanidade.
Ocorrida nos anos da Primeira Guerra Mundial, em torno de 1918 a 1920, dizem que a doença matou cerca de 50 milhões de pessoas. Um dos benefícios da leitura é aprender mais sobre a efetividade das políticas públicas de saúde, em curto e longo prazo.
5. “Médicos de Homens e de Almas”
Outro livro rico em detalhes históricos, este título é bem conhecido entre vários profissionais da Medicina. Ele aborda a vida de São Lucas, considerado o protetor dos médicos, que foi um dos evangelistas da Bíblia e teve sua existência bastante dedicada aos enfermos.
A autora Taylor Caldwell fez uma extensa pesquisa sobre o personagem e escreveu um romance que consegue aproximar o leitor da realidade que Lucas viveu, buscando reforçar a humanidade do papel do médico — que, como qualquer outra pessoa, também tem seus sentimentos e dificuldades.
6. “O Futuro da Humanidade”
Provavelmente você já ouviu falar em Augusto Cury, um escritor brasileiro muito reconhecido. Esse foi o seu primeiro romance, que conta a história de Marco Polo, um jovem estudante de Medicina disposto a correr risco em nome daquilo que ama.
O objetivo da obra é propor uma reflexão sobre alguns valores presentes na sociedade, utilizando os talentos do autor que é formado em Psiquiatria. Um dos questionamentos do protagonista é desafiar profissionais renomados na busca de provar que pacientes com problemas mentais precisam de mais respeito e dedicação (e não necessariamente de mais medicamentos).
7. “A Cauda Longa”
Fugindo um pouco da Medicina, este livro escrito por Chris Anderson se tornou um sucesso mundial. Ele ajuda qualquer pessoa a entender mais sobre como melhorar o marketing do seu negócio — seja um consultório, um hospital, uma loja ou um supermercado.
Tendo como foco o poder do marketing digital nos dias de hoje, o escritor ressalta a relevância de conhecer o seu público-alvo para entendê-lo melhor e conseguir alcançá-lo de forma mais efetiva.
Isso é um grande diferencial para quem quer se destacar em meio a concorrência e posicionar-se com credibilidade para fidelizar seus clientes. Portanto, para os médicos que tenham esse tipo de preocupação e queiram aprender mais sobre marketing, essa pode ser uma boa leitura!
8. “A Arte Perdida de Curar”
Um alerta para a necessidade de uma maior consciência médica — talvez essa poderia ser uma breve descrição do livro de Bernard Lown, professor emérito de Cardiologia da Faculdade de Medicina de Harvard.
Ele traz a proposta de repensar a relação médico-paciente, colocando-se no lugar do outro e tendo mais cuidado com o tratamento que é oferecido. É importante perceber a responsabilidade não só de administrar remédios ou fazer procedimentos, como do impacto das palavras na vida dos pacientes.
9. “Em Busca da Humanização”
Outra trajetória fascinante de conhecer, a obra de Drauzio Viegas fala basicamente da importância de prestar um atendimento mais humanizado, mesmo com tantos avanços tecnológicos e científicos.
O autor revela sua busca para aplicar o seu conhecimento com maior sensibilidade na prática médica, principalmente para que a vida não perca o sentido. Não é um livro que serve somente para médicos, mas para todos aqueles que acreditam (ou que querem perceber melhor) que a humanização deve estar presente em qualquer profissão.
10. “Se Disney Administrasse Seu Hospital”
Fred Lee escreveu este livro com um título impactante e curioso, tudo isso para fazer o leitor pensar no paciente como um consumidor de um serviço que precisa ser melhorado cada vez mais.
Tomando como exemplo a Disney, uma grande referência no mercado de marketing e experiência, ele demonstra como a aplicação de alguns métodos pode fazer a diferença para a satisfação dos pacientes em clínicas e hospitais. Além disso, ele mostra como ingredientes como atenção e admiração fazem as pessoas se fidelizarem a uma empresa.
Enfim, essas são apenas algumas dicas de livros para médicos que podem trazer boas ideias e lições tanto para a sua vida profissional quanto para a pessoal — e, ainda, proporcionar bons momentos de lazer.
Gostou do post sobre livros para médicos? Então, aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais e mostrar para os seus amigos as nossas indicações!