Quais as especialidades médicas mais procuradas?

É normal ter dúvidas sobre qual área da medicina escolher logo depois de sair da faculdade. Afinal, existem 54 especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Escolher entre uma delas não é nada fácil, uma vez que envolve diversos fatores, como mercado e claro, as preferências de cada um. Algumas áreas atraem mais…

Details

Erro médico: descubra como lidar

A medicina tem a missão fundamental de cuidar da saúde das pessoas e, por isso mesmo, traz muitas responsabilidades. Muitas vezes, são vidas que estão em risco. Mas isso não significa que o profissional não possa errar. O erro médico é algo inerente à profissão, ou melhor, ao ser humano. Obviamente, que existem erros não…

Details

Pós-graduação médica: por que fazer? [Infográfico]

É muito comum ficar em dúvida na hora de dar seguimento na carreira profissional. No caso dos médicos, existem muitas opções, entre elas a pós médica. Para ajudar você, montamos um infográficos com alguns motivos que destacam a pós-graduação como uma opção bastante interessante de educação continuada.

Details

LinkedIn para médicos: como usar corretamente?

As pessoas estão cada vez mais conectadas e todos os profissionais precisam se adaptar a essa realidade para se destacarem no mercado. Ainda assim, é comum ter dúvidas se o LinkedIn para médicos pode ser uma boa opção. Afinal, em meio a tantas redes sociais, o LinkedIn pode parecer menos interessante para atrair o público…

Details

Tricologia: você sabe o que é?

A medicina é mesmo muito diversa, com opções de carreira nos mais diferentes assuntos. É o caso da Tricologia, uma área da Dermatologia que cuida dos problemas dos cabelos e do couro cabeludo. Apesar de bem antiga, essa área tem ganhado mais destaque nos últimos anos, pela grande procura das pessoas por uma melhor autoestima.…

Details

Quem precisa fazer o Revalida?

  Muitos médicos que se formam no exterior têm dúvida sobre a necessidade de fazer o exame Revalida. Afinal, ele é dispensado para a atuação dentro do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. No entanto, ele pode ser necessário em outras situações. Assim, se você fez medicina em outro país, continue lendo o post. Nele…

Details

Atividades físicas para médicos

O seu dia a dia é bastante corrido, mas isso não pode ser uma desculpa para não se exercitar. Afinal, de nada adianta cobrar uma vida saudável dos pacientes sem ser um exemplo para eles, não é mesmo? A dica é escolher uma das atividades físicas para médicos na lista abaixo. Elas podem ser feitas…

Details

Pós-graduação em Endoscopia Digestiva: quem pode fazer?

  Se você está procurando um novo curso para se aperfeiçoar, a Pós-graduação em Endoscopia Digestiva pode ser uma boa opção. O curso oferece toda a base teórica e prática para a realização desse procedimento. De fato, a endoscopia é uma área de bastante destaque, servindo para o diagnóstico de diversas doenças. Quer saber mais…

Details

Pós-graduação médica: vale a pena fazer uma segunda?

Cada vez mais médicos estão fazendo pós-graduação médica, como uma forma de adquirir conhecimentos específicos em uma área. É uma boa opção para quem deseja se aprofundar e aprender as técnicas mais recentes em uma especialidade, aliando a teoria e a prática. O curso pode ajudar, também, a melhorar o currículo médico, agregando valor à…

Details

Hipertensão arterial: quais as diretrizes para tratar?

  De acordo com o Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), 24,7% da população das grandes capitais brasileiras foi diagnosticada com hipertensão arterial. O canal do Ministério da Saúde mostrou, também, que os idosos acima dos 65 anos são os mais afetados pela doença, representando…

Details

Livros de medicina: onde encontrar mais baratos?

  Se você é acadêmico ou está estudando para a residência, certamente tem que lidar com o preço alto dos livros de medicina. Sem contar as mensalidades e o alto custo dos materiais da área. O fato é que se tornar um médico não é nada barato. Assim, é muito importante buscar alternativas para que…

Details

Veja como melhorar o seu currículo médico

Ao sair da faculdade de medicina, o médico recém-formado precisa lidar com uma nova realidade, bastante desafiadora. O mercado de trabalho é competitivo, e qualquer experiência ou conhecimento que agregue ao currículo médico faz toda diferença. Mas o que realmente pode ser um diferencial? Isso vai depender muito da sua área de atuação e até…

Details