Quanto tempo leva para se especializar em medicina?

Após a graduação, o médico pode trabalhar como clínico geral, ou seja, é um generalista. Mas a maioria dos profissionais deseja se especializar em medicina para alcançar melhores oportunidades no mercado e conquistar mais pacientes. Normalmente, existem dois caminhos para um médico se especializar no Brasil: concluir um programa de residência médica vinculado à Associação…

Details

Metodologia ativa: como pode ser usada na medicina?

Privilegiada pela maioria dos países na atualidade, a metodologia ativa vem se revelando como uma grande aliada da educação médica. Isso porque ela favorece a formação de profissionais críticos, criativos e independentes, capacitados para a desenvoltura cotidiana nas distintas áreas da medicina. Você conhece esse conjunto de métodos e sabe como ele colabora para uma…

Details

As 5 especialidades médicas do futuro

O incremento da tecnologia da informação, o aumento das faculdades de medicina e, consequentemente, do número de profissionais vêm transformando o cenário da profissão no Brasil e no mundo. Por isso, é possível falar que existem algumas especialidades médicas do futuro. Mas qual caminho seguir? Quais as áreas médicas serão mais requisitadas nas décadas seguintes?…

Details

As tecnologias mais modernas em Endoscopia Digestiva

A tecnologia está o tempo todo contribuindo para que a medicina evolua. Assim, possibilita a obtenção de diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes. É o caso de muitas inovações na área de endoscopia digestiva, usadas desde a realização de exames até os procedimentos mais complexos para tratar câncer e outras doenças graves. De fato,…

Details

O que muda na vida de um médico pós-graduado?

A pós-graduação médica é uma modalidade de educação continuada. Uma forma de o médico atualizar e aprimorar seus conhecimentos teóricos e práticos, sem comprometer a sua rotina profissional. O curso dura cerca de 2 anos e, no geral, as aulas acontecem em um fim de semana por mês. Ainda que a pós-graduação não conceda o…

Details

Pós-graduação médica: 6 dúvidas recorrentes!

Entre as diferentes formas de educação continuada, a pós-graduação médica se destaca pela facilidade de conciliar os estudos com a rotina. No entanto, é normal ter dúvidas se vale a pena investir no curso. De qualquer forma, essa tem sido uma opção recorrente para muitos médicos que querem se manter atualizados, aprendendo novas coisas e…

Details

Quais as especialidades médicas mais procuradas?

É normal ter dúvidas sobre qual área da medicina escolher logo depois de sair da faculdade. Afinal, existem 54 especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Escolher entre uma delas não é nada fácil, uma vez que envolve diversos fatores, como mercado e claro, as preferências de cada um. Algumas áreas atraem mais…

Details

Erro médico: descubra como lidar

A medicina tem a missão fundamental de cuidar da saúde das pessoas e, por isso mesmo, traz muitas responsabilidades. Muitas vezes, são vidas que estão em risco. Mas isso não significa que o profissional não possa errar. O erro médico é algo inerente à profissão, ou melhor, ao ser humano. Obviamente, que existem erros não…

Details

Pós-graduação médica: por que fazer? [Infográfico]

É muito comum ficar em dúvida na hora de dar seguimento na carreira profissional. No caso dos médicos, existem muitas opções, entre elas a pós médica. Para ajudar você, montamos um infográficos com alguns motivos que destacam a pós-graduação como uma opção bastante interessante de educação continuada.

Details

LinkedIn para médicos: como usar corretamente?

As pessoas estão cada vez mais conectadas e todos os profissionais precisam se adaptar a essa realidade para se destacarem no mercado. Ainda assim, é comum ter dúvidas se o LinkedIn para médicos pode ser uma boa opção. Afinal, em meio a tantas redes sociais, o LinkedIn pode parecer menos interessante para atrair o público…

Details

Tricologia: você sabe o que é?

A medicina é mesmo muito diversa, com opções de carreira nos mais diferentes assuntos. É o caso da Tricologia, uma área da Dermatologia que cuida dos problemas dos cabelos e do couro cabeludo. Apesar de bem antiga, essa área tem ganhado mais destaque nos últimos anos, pela grande procura das pessoas por uma melhor autoestima.…

Details

Quem precisa fazer o Revalida?

  Muitos médicos que se formam no exterior têm dúvida sobre a necessidade de fazer o exame Revalida. Afinal, ele é dispensado para a atuação dentro do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. No entanto, ele pode ser necessário em outras situações. Assim, se você fez medicina em outro país, continue lendo o post. Nele…

Details