
Um médico precisa lidar com um dia a dia corrido, com várias horas de atendimento em hospitais, clínicas e consultórios, sem contar os muitos plantões. Por isso, pode ser um desafio conciliar toda essa rotina com uma pós-graduação médica.
No entanto, isso não significa que você não deva dedicar um tempo aos estudos. Afinal, uma pós é muito importante qualifica-lo em uma especialidade médica. Uma maneira de adquirir mais conhecimento teórico e prático em uma área de atuação.
Se deseja fazer uma pós-graduação médica, mas não sabe como conciliar o curso com seus outros compromissos, este post é para você! Continue a leitura e confira nossas dicas!
Organize a sua agenda
A primeira coisa a se fazer é organizar a sua rotina. A sua agenda médica deve conter todos os diferentes momentos do seu dia a dia, inclusive, os compromissos sociais e pessoais. Pode parecer pouco, mas esse é um fator fundamental para conseguir estudar.
Todos os seus horários devem ser registrados, de preferência, com o intervalo de tempo necessário para os deslocamentos. Para ajudar, você pode usar uma agenda eletrônica ou aplicativo, que envia lembretes um pouco antes de cada compromisso. Mas é preciso respeitar os horários, caso contrário, sua rotina pode ser prejudicada.
De qualquer forma, uma grande vantagem da pós-graduação médica é, exatamente, ocupar bem menos tempo. As aulas costumam acontecer apenas em um fim de semana por mês, deixando os dias úteis para você se dedicar ao trabalho.
Estabeleça prioridades
Priorizar tem a ver com a habilidade de elencar aquilo que é mais importante. Ou seja, é preciso que você saiba qual é o momento de dar mais atenção a alguma coisa ou deixar para resolver mais adiante.
A verdade é que, mesmo com uma agenda muito organizada, pode não ser possível fazer tudo que se deseja. Por isso, é fundamental saber priorizar algumas atividades, para que sobre mais tempo para os estudos.
Assim, uma vez que as aulas da pós-graduação médica são no fim de semana, pode ser necessário deixar de fazer um plantão ou outro nesse período. Ou que, no mesmo fim de semana das aulas, você tenha que abrir mão daquele churrasco ou da viagem com os amigos.
Evite procrastinar
Há dias em que preferimos ficar assistindo a vídeos de gatinhos no YouTube, não é mesmo? No entanto, esse tipo de atitude pode prejudicar bastante o seu rendimento. A procrastinação é a maior inimiga de quem quer se dedicar a uma pós-graduação médica.
Claro que isso não significa deixar de lado alguns momentos de descontração. Quer dizer, sim, que você pode organizar melhor a sua rotina e saber a hora certa para estudar e trabalhar ou checar o celular e olhar as redes sociais.
Saiba quando descansar
E, por falar em hora certa, também é essencial saber quando descansar. O esgotamento físico e mental é considerado um problema grave, conhecido como Síndrome de Burnout. Inclusive, o quadro é muito comum entre os médicos que tentam conciliar muitas coisas ao mesmo tempo.
Portanto, procure relaxar sempre que possível, fazendo algo que goste, como uma atividade física, sair com os amigos, ou reunir a família. O ideal é que esses momentos façam parte da sua rotina e que sejam incluídos na sua agenda.
O fato é que a falta de tempo não deve ser motivo para você não fazer uma pós-graduação médica. É possível conciliar a sua rotina de trabalho com os estudos, basta se organizar. O curso pode fazer toda a diferença na sua formação e na sua carreira profissional.
Gostou dessas dicas? Ficou interessado em saber mais sobre a pós-graduação médica? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!